O Grupo de Consciência Negra do Tocantins- GRUCONTO- , Sua fundação foi em 20 de novembro de 1994 em uma celebração em estilo afro, na Comunidade Quilombola de Barra da Aroeira, no município de Santa Tereza-TO, motivados pelas comemorações dos 300 anos do Zumbi dos Palmares. Os membros montaram um grupo de teatro em Porto Nacional- TO. O espetáculo “Arena Canta Zumbi”, que foi apresentado nas escolas de vários municípios do estado.

No início suas atividades, apresentações culturais, debates nas escolas e nas comunidades sobre racismo. como resultado foi fundado cinco núcleos em cinco municípios do Tocantins.
Fez parcerias com Universidades para formação de professores, com a UNICEF para trabalhar a infância sem racismo e nos municípios para implantação da lei 10.639 sobre o ensino de cultura da África nas escolas.
A sua área de atuação é: Educação antirracistas, realização de oficinas, palestras e apresentações culturais para efetivação da lei 10.639 que estuda a história da África nas escolas.
Apoio nas comunidades quilombolas do estado do Tocantins, discutindo a demarcação das terras, participações nas políticas públicas e outros interesses da comunidade, como ações de combate ao racismo ambiental e estrutural.
Apoio em comunidade de terreiro em relação a visibilidade perante a sociedade, avaliando uma personalidade jurídico.
Temos empenhado na organização das mulheres negras e populares no município de Porto Nacional- TO, realizando debates, rodas de conversas, debates e seminários.