EFA – Escola Família Agrícola de Porto Nacional: “30 anos inspirando pessoas a construir um mundo melhor.”
Com esse lema a COMSAUDE – Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação, nesse 31 de janeiro de 2024, dá início às celebrações dos 30 anos de sonhos, lutas e realizações dessa Instituição de Ensino a serviço das comunidades camponesas de mais de quarenta municípios do Tocantins, além de estudantes de outros estados.
A EFA de Porto Nacional é uma escola do campo e no campo pensada para atender a esse público específico.
Trazido da França, esse modelo de educação para os filhos/as de camponeses chegou ao Brasil no final da década de sessenta, no Espírito Santo. Espalhou-se pelo Brasil e, em Porto Nacional, em 1994, teve início com a primeira turma.
Nesses trinta anos a EFA encarou e superou desafios sempre na missão de oferecer educação pública de qualidade para a juventude camponesa.
A EFA utiliza a Pedagogia da Alternância, conta com a participação direta e constante das famílias para proporcionar a formação integral de seus educandos a fim de promover, nas comunidades camponesas, um desenvolvimento sustentável e responsável.
Sempre me refiro à EFA como um oásis, em pleno cerrado tocantinense, onde a juventude camponesa busca e encontra saberes que clareiam ideias, povoam mentes de sonhos possíveis e disseminam possibilidades de um mundo melhor também para quem trabalha e vive no campo.
Nesses trinta anos a EFA tem construído uma história de libertação por meio da educação formal sem contudo desmerecer o saber das famílias e organizações. Graças à contribuição do poder público estadual, das famílias, dos estudantes, dos profissionais/colaboradores, das entidades afins e da vasta rede de parcerias a EFA vem se solidificando a cada ano.
Os resultados são prósperos e nossos/as ex-estudantes estão espalhados/as por toda parte levando lições de esperança, de crescimento individual e coletivo.
Novos desafios surgem e os esforços são e serão sempre no sentido de assegurar um espaço digno e motivador para a construção de um campo, uma vida, um mundo melhor.Somos infinitamente gratos por tudo experimentado e vivido até agora e conclamamos toda a sociedade a continuar nos ajudando no nobre propósito de educar para o bem.
Salve os 30 anos da EFA de Porto Nacional!
Celebremos!
Texto: Profª Deusina Ribeiro.