A EFAPN- Escola Família Agrícola de Porto Nacional, pioneira no estado em educação do campo, é uma iniciativa da COMSAÚDE que em 1993 iniciou as discussões envolvendo as comunidades camponesas, os poderes públicos e entidades ligadas ao campo, com o objetivo de implantar uma escola para as crianças e jovens que atendesse a realidade camponesa e em 31 de janeiro de 1994 nasce a EFAPN.
A EFAPN compõe a rede estadual de ensino sendo mantida com recursos do governo estadual e federal. Atende 170 jovens camponeses que estão cursando Ensino Fundamental anos Finais e Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária. Esses jovens são oriundos de 35 municípios, filhos e filhas dos povos camponeses sendo agricultores familiares e tradicionais, quilombolas, indígena, assalariados das iniciativas privadas e de serviços públicos, além de moradores de pequenas cidades.
A Escola tem capacidade para ofertar Ensino Fundamental; Ensino Médio Básico; Curso Normal de Nível Médio e Educação Profissional com os Cursos Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Agroecologia Integrado ao Médio e o Subsequente Técnico em Agropecuária. Tem na sua gestão um agricultor familiar como presidente da Associação de Apoio e um egresso como gestor.