Download Joomla by iPage

FAS- Fisioterapia e Alimentação Saudável

Publicado: Quarta, 27 Agosto 2014

 A Comsaúde tem um grupo que estuda as plantas medicinais, formado por varias entidades e serviços, procurando resgatar o conhecimento popular. Em 2008, criou-se o GEPF- Grupo de Estudo e Práticas de Fitoterapia com o objetivo de efetivar, fortalecer e promover o tratamento pelo uso das plantas.

Todos nós sabemos que as queimadas e os desmatamentos estão tomando conta de nosso planeta e se cada um de nós fizermos alguma coisa o mundo seria diferente. Dessa forma, damos continuidade em todas as atividades planejadas.

 Quitanda do Cerrado

Abrimos a Quitanda do Cerrado. A mesma foi instalada em parceria com a Áustria. Fazemos contatos com vários agricultores familiares que levam alguns produtos para serem comercializados na Quitanda. Por enquanto só estamos vendendo produtos não perecíveis, como mel, farinhas, óleos, sementes, rapadura e feijões de diversos tipos, pois e etc..

Este projeto visa também melhorar a alimentação das crianças do Centro de Educação e Recuperação Infantil, e conscientizar a população da cidade a usar mais alimentos regionais de preferência sem agrotóxicos e saudáveis.

Curso de Fitoterapia para mulheres na comunidade rural

Realizamos cursos nas comunidades rurais, pois foi uma forma que encontramos para formar agentes multiplicadores. A zona rural é uma das comunidades que muito necessita de uma melhor formação, onde todos possam multiplicar seus conhecimento e facilitar o acesso a aprendizagem que muitos não têm devido falta de acesso à zona urbana.

 Quintais Produtivos

É um trabalho desenvolvido com famílias do setor Brigadeiro Eduardo Gomes e bairros circo-vizinho, através de visita domiciliar, oficinas, cursos e palestra. Com incentivo do uso das plantas medicinais e orientação sobre o hábito alimentar usando a alimentação saudável. Orientamos também sobre o plantio, cultivo e uso das plantas medicinais e hortaliças. O publico tem como obrigação a participarem de outras atividades desenvolvidas pela a COMSAUDE.

 Curso capacitação para agentes comunitário da saúde

Apresentação de um slit falando da importância do uso de uma alimentação saudável que um direito de todos: o acesso regular e permanente a alimentos com qualidade e em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades. Confeccionado várias receitas de alimentação enriquecida com folhas, talos e sementes.

 Curso de planificação financeira

O curso tem como objetivo Orientar a elaborar um plano de planificação financeira de vendas, valorizando os produtos da região, ensinando a cobrar um preço justo e estimulando a comercialização local e grandes variedades. Foi direcionado aos pequenos grupos de produção.

 Participação em feiras

Organizamos junto a COMSAÚDE as feiras de exposição, onde expomos divulgou e vendemos os nossos produtos. Além de fazer um trabalho educativo que seria incentivar a participação nos eventos sociais e formação promovida pela COMSAUDE, resgatando a cultura local.

 Palestras

Esse ano realizamos cinco palestras nas comunidades onde fomos convidados, o nosso intuito e evolver comunidade, família e aluno, pois se considera que a escola e um exemplo para desenvolvimento de atividade com a comunidade. No total de 100 pessoas atendidas.

 Grupo de estudo

E uma parceria entre a COMSAUDE e entidades parceiras onde faz uma reunião uma vez por mês é e estudado uma planta tirando todas as conclusões sobre ela. Essa pesquisa e feita na internet, através de livros e troca de informação online. Propõem com estes estudos a manipulação de produtos fitoterápica, e a elaboração de novas receitas.

Acessos: 1484