Download Joomla by iPage

Centro de Saúde Dr.º Eduardo Manzano

Publicado: Quarta, 27 Agosto 2014

 

 

O Ambulatório, serviço autônomo da COMSAUDE, com sede em Porto Nacional, funciona desde fevereiro de 1995, buscando sempre melhorar a saúde da população carente da cidade e região.

Desenvolvendo para isto, atividades médicas, curativas, preventivas e educativas, oferecendo serviços de Eletrocardiograma, Colposcopia, CAF(Cirurgia de Alta Frequência), Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Acupuntura, Audiometria e as seguintes especialidades médicas: clínica médica, cardiologia, dermatologia, ginecologia.

 

 O Ambulatório da COMSAUDE tem como objetivos
* Promover, proteger e recuperar a Saúde da população de Porto Nacional e região de forma integrada e participativa;
* Contribuir para a organização de serviços de assistência, médico/hospitalar, sem fins lucrativos e com isso desestimular a mercantilização da saúde;
* Valorizar ações educativas e preventivas do programa integral de saúde;
* Fortalecer práticas alternativas(Fitoterapia);
* Propiciar a fixação na região de profissionais comprometidos com a saúde pública e comunitária;
* Propiciar a participação e controle da comunidade na organização, administração, execução e avaliação das ações de saúde.
 
 Atividades
Grupo de idosos

Atividade desenvolvida pelo Centro que atende em torno de 50 pacientes da terceira idade, residentes no bairro Jardim Brasília e setores adjacentes, portadores de doenças crônicas como: hipertensão arterial, diabetes, obesidade e outras, sendo também assistidos pelo Programa Hiperdia, que é um programa do governo federal juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde realizado no Centro de Saúde, que disponibiliza medicamentos para os portadores de hipertensão arterial ( pressão alta) e diabetes. Neste ano o atendimento ao grupo teve o apoio da nutricionista que esteve orientando os pacientes quanto à alimentação.


Grupo crescimento e desenvolvimento

Atividade que reúne duas vezes por mês, 21 crianças de 0 a 1 ano acompanhada pelas mães para atendimento de enfermagem com ações de orientação, controle de peso, perímetro cefálico, perímetro torácico e altura, palestras educativas sobre alimentação, aleitamento materno, higiene e vacinação, trocas de experiências entre as mães, e em alguns casos encaminhado para consulta médica com a pediatra Dr.ª Heloisa, e a partir deste ano com o apoio também da nutricionista Fabiana.


Programa siscolo

Programa que atua na prevenção e controle do câncer do colo de útero, sendo referência no atendimento para Porto Nacional e mais onze municípios no Tocantins. Atividade desenvolvida no Centro de Saúde “Dr.º Eduardo Manzano” na detecção e cura de neoplasias em mulheres com fatores de riscos, com acompanhamento de um profissional de enfermagem e ginecologistas.

 

Atendimento médico e de outros profissionais

 

Os atendimentos dos profissionais de saúde realizadas no Centro de Saúde são na área da Dermatologia, Pediatria, Clínica Geral, Cardiologia, Ginecologia, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Acupuntura e Enfermagem. Em outubro deste ano recebemos na equipe um cardiologista. A fonoaudióloga que iria começar a atuar no Centro no segundo semestre deste ano não confirmou o atendimento para este ano. Estamos também com dificuldades na pediatria, pois as duas profissionais da área por motivos de saúde estão apenas atendendo a pacientes do SUS.

 

Enfermagem

 

A equipe de enfermagem que hoje atua no Centro de Saúde Dr. Eduardo Manzano é composta por três técnicas de enfermagem. As mesmas são lotadas no Hospital Regional de Porto Nacional To, cedidas para COMSAÚDE com carga horária de 30 horas semanais.

As atividades desenvolvidas por esta equipe estão distribuídas das seguintes formas: Agendamento e orientações aos pacientes sobre consultas, aferições de pressão arterial, peso, realização de ECG e arquivamento de fichas.

 

Fisioterapia

 

A sala destinada a Fisioterapia é satisfatória para a realização das sessões, sendo que o espaço e os materiais disponíveis nos possibilitam realizar um bom atendimento. Os aparelhos estão sempre sendo monitorados e se há necessidade de reparos, o mesmo é feito rapidamente, o que não atrapalha na fluidez dos atendimentos. A necessidade de material que temos hoje mais urgente é a colocação de um espelho de parede para facilitar a aplicação das técnicas e a realização dos exercícios com os pacientes.

 

Psicologia

 

O serviço de psicologia é realizados através de: atendimento infantil, atendimento a adolescentes, atendimento a pessoas adultas, acompanhamento com os pais e avaliações. São oferecidos os serviços de acolhimento, escuta psicológica, suporte e apoio psicológico dentre outros, ou seja, são realizadas atividades que são inerentes às sessões de psicoterapia. Os atendimentos são de formas individuais, família, criança, adolescente e adulto.

 

Nutrição

 

O atendimento da Nutrição no Centro de Saúde Dr. Eduardo Manzano, são realizados através dos planos de saúde (PLANSAÚDE e UNIMED), particular, SUS.

Os atendimentos da nutrição realizados pelo SUS são gratuitos, pois ainda não há uma cota disponível para este atendimento, sendo estes destinados a pacientes encaminhado pela Fisioterapia (Grupo de Idosos), pelos médicos da instituição, e colaboradores da COMSAUDE e seus familiares.O número de atendimentos em sua maioria é do convênio PLANSAÚDE.

 

Clínica médica e cardiologia

 

Os atendimentos da clínica médica e cardiologia são prioritariamente destinados aos encaminhamentos dos Postos de Saúde da Família, pacientes do bairro e encaminhamentos de outros profissionais do Centro de Saúde. Atendemos também os Planos de Saúde e alguns poucos pacientes particulares que ajudam na manutenção do serviço.

 

Pediatria

 

os atendimentos de Pediatria foram reduzidos em função das limitações físicas das duas pediatras que atendem no serviço. Continuamos a atender pacientes do SUS encaminhados pelos Postos de Saúde da Família e também crianças desnutridas encaminhadas pelos diversos serviços de Saúde, inclusive do Hospital Regional, para atendimento e triagem das crianças que permanecerão no Centrinho para recuperação nutricional.

 

Hanseníase

 

O Programada Hanseníase de Porto Nacional em parceria, está vinculado ao SAE (Serviço de Assistência Especializada), que atende pessoas com diversas doenças transmissíveis.

Objetivo do Programa: Fazer diagnóstico precoce da doença nos diversos níveis de assistência, manejar e prevenir os episódios reacionais, tratar e monitorar os mal perfurante plantar, fornecer sapatos adaptáveis, examinar contatos, capacitar os profissionais da atenção básica (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontólogos, técnicos e auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde), monitorar os indicadores do Pacto pela Saúde e do Programa de Assistência de Vigilância em Saúde), coorte de cura, exames de contatos intra-domiciliares, avaliação neurológica simplificada no diagnóstico e na cura).

 

Acessos: 2013